Como é calculado o valor do seguro?

Resposta


O valor do seguro está relacionado ao risco de ocorrer um sinistro para um determinado veículo, em uma determinada área, com um determinado tipo de motorista. Para calcular esse risco são realizados cálculos atuariais, onde se utiliza de dados estatísticos, probabilidade e métodos matemáticos.

Para tanto elas procuram obter o maior número de informações possível:

  • Dados do automóvel: Valor do carro, índice de roubo para determinado modelo, estilo do carro (modelos esportivos costumam correr mais e por isso tem maior chance de colisão por exemplo), entre outros.
  • Motorista: Local onde vive e por onde dirige (associa-se à taxa de roubo e acidente por área), idade (jovens tem maior probabilidade de bater o carro), sexo (mulheres são mais cuidadosas), histórico do motorista (Quantos pontos você tem na carteira? Esteve envolvido em acidente recentemente?) entre outros.
  • Cobertura: Quando você contrata o seguro automóvel, você seleciona o capital segurado, tipos de cobertura e serviços. Quanto maior as coberturas maior será o custo do seguro.

Esses são apenas alguns exemplos. Esse é um processo complexo é por isso a grande divergência no valor do seguro entre as seguradoras. Hoje, com o avanço da técnologia, o acesso e a disponibilidade das informações é cada vez maior, assim como os fatores involvidos no cálculo do seguro.

Importante: As informações apresentadas são resumidas e podem ser alteradas por parte da seguradora sem aviso prévio. Para informações completas e detalhes sobre as coberturas e serviços, consulte a proposta e as condições gerais de seguro contratado.

Outras Questões

Não encontrou sua pergunta? Continua com dúvidas?

Clique aqui e entre em contato conosco.